Iº Simpósio Estadual de Práticas Integrativas e Complementares


13/07/2018 até 15/07/2018
Congresso




No Brasil, desde 2006 as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) fazem parte do Sistema Único de Saúde. O Ministério da Saúde instituiu inicialmente cinco práticas e chegamos em 2017 com 29 PICs, entre elas a fitoterapia, dança circular, acupuntura, yoga, constelação familiar e auriculoterapia. Estas práticas pretendem ampliar a resolutividade e as opções terapêuticas para usuários e profissionais da saúde. Neste cenário, o programa de extensão Saúde e Equilíbrio da UDESC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cunha Porã, EPAGRI, Polícia Militar de Santa Catarina e Cooperativa Regional Auriverde, promovem o I Simpósio Estadual de Práticas Integrativas e Complementares: o encontro do saber popular com o científico, com o intuito de dialogar sobre a implantação das Práticas Integrativas e Complementares nos municípios catarinenses, aprofundar conhecimentos e qualificar os profissionais da saúde e demais interessados sobre o tema, bem como fomentar equipes multidisciplinares para dar suporte em seus municípios na implantação das PICs nas Unidades Básicas de Saúde.

Local do Evento: ASCUP - Associação dos Servidores Municipais de Cunha Porã.

 

Programação

13/07/2018

16h - 19h -  Credenciamento e inscrição para as oficinas.

19h30m - Abertura oficial

20h30m – Palestra de Abertura: As Práticas Integrativas e Complementares - PICs no cuidado, promoção e prevenção da saúde.

Palestrante: Murilo Leandro Marcos.

Local: ASCUP - Associação dos Servidores Municipais de Cunha Porã.

14/07/2018

07h30m – Prática de Yoga. "Prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação. Apresenta técnicas específicas, como hatha-yoga, mantra-yoga, laya-yoga, que se referem a tradições especializadas" (BRASIL, 2018). 

Instrutora: Estela Rampi Guth.

Local: ASCUP

08h45 – 12h – Oficinas conforme inscrição no momento do credenciamento. As oficinas serão no período matutino e vespertino para o mesmo público. O objetico das oficinas será sensibilizar/qualificar os participantes nos temas propostos. 

12h – Almoço

13h – 16h45m – continuação das oficinas

18h – Tenda Temazcal. Inscrição no momento do credenciamento.

Facilitadores: Iselda Pereira e Edson Marim.

Local: Sítio na Linha São Domingos (haverá transporte até o local)

 

15/07/2018

07h30m – Prática de Yoga. Facilitadora: nutricionista Estela Rampi Guth

08h30m – Mesa Redonda: Experiências exitosas no uso das PICs. Expositores: Solange de Fátima Cardozo - Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó;  Kiciosan Bernardi Galli - Udesc Oeste e Alexandre Fagundes – Secretaria Municipal de Saúde de Cunha Porã. Cesar Simionato e Murilo Leandro Marcos - Secretaria Municipal de Saude de Florianópolis. Mediadora: Enfª Bernadette Kreutz Erdtmann.

O objetivo desta mesa é dialogar sobre a implantação das PICs nos municípios, bem como instituir um grupo de apoio para auxiliar os municípios neste processo.

Local: ASCUP - Associação dos Servidores Municipais de Cunha Porã.

11h30m – Encerramento 

 

                                                                         OFICINAS

As oficinas serão espaços de qualificação do participante. Cada participante poderá escolher apenas uma oficina. Acontecerão no período matutino com continuação no período vespertino. Terão carga horária de 8 horas/aula. A disponibilidade de material didático poderá variar de acordo com cada oficina.

Oficina 1: Constelação Familiar. "Método psicoterapêutico de abordagem sistêmica, energética e fenomenológica, que busca reconhecer a origem dos problemas e/ou alterações trazidas pelo usuário, bem como o que está encoberto nas relações familiares para, por meio do conhecimento das forças que atuam no inconsciente familiar
e das leis do relacionamento humano, encontrar a ordem, o pertencimento e o equilíbrio, criando condições para que a pessoa reoriente o seu movimento em direção à cura e ao crescimento" (BRASIL, 2018).

Facilitadora: Iselda Pereira.

Local: Clube Cultural 25 de julho.

 

Oficina 2: O cuidado à saúde através das Plantas Medicinais. Planta Medicinal - "Espécie vegetal, cultivada ou não, administrada por qualquer via ou forma, que exerce ação terapêutica" (BRASIL, 2018).

Facilitadores: Alésio dos Passos e Viviane Corazza

Local: Ser Auriverde

 

Oficina 3: Fitoterapia no Sistema Único de Saúde. Fitoterapia - "Estudo das plantas medicinais e suas aplicações na promoção, na proteção e na recuperação da saúde" (BRASIL, 2018).

Facilitadores:  César Simionato e Murilo Leandro Marcos.

Local: auditório da SICOOB

 

Oficina 4: Dança Circular Sagrada. "Prática expressiva corporal que utiliza a dança de roda, o canto e o ritmo para promover a integração humana, o auxílio mútuo e a igualdade visando ao bem-estar físico, mental, emocional e social" (BRASIL, 2018).

Facilitadores: Kiciosan Bernardi Galli e Marieli Comparim  .

Local: AABB - Linha Araçazinho

 

Oficina 5: Iridologia e cristais. "Prática natural e não invasiva de observação e análise da íris – por meio da leitura de sinais, marcas, alterações de cor e de padrões – para identificação das características bio e psicotipológicas" (BRASIL, 2018).

Facilitadora: Maristela Teston  

Local: Auditório Escola Patrício João de Oliveira.

 

Oficina 6: Osteopatia. "Prática terapêutica que adota uma abordagem integral no cuidado em saúde e utiliza várias técnicas manuais – entre elas, a da manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e articulações) – para auxiliar no tratamento de doenças" (BRAIL, 2018).

Facilitador: Paulo André dos Santos. 

Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

 

                                                    PALESTRANTES E FACILITADORES

- Alésio dos Passos Santos. Especialista em Plantas Medicinais, com ênfase me Fitoterapia. Licenciatura em História e Estudos Sociais pela UDESC. Colaborador no Projeto Farmácia da Natureza Itinerante. 

- Alexandre Lencina Fagundes. Graduação em Farmacia e Bioquímica pela UFSM/RS. Especialização em  Analista Clínico pela UNOCHAPECO/SC. Especialização em Citopatologia pela UEPG/PR. Secretário de Saúde de Cunha Porã/SC

- Bernadette Kreutz Erdtmann. Graduação em Enfermagem pela UFSC. Graduação em Ciências de I Grau pela UNIPLAC. Mestre em Enfermagem pela UFSC. Especialista em Biossegurança. Professora aposentada do Departamento de Enfermagem da UDESC. Experiência em Enfermagem em Saúde Pública e Atendimento Domiciliar.

- César Paulo Simionato. Graduação em Medicina Pela UPF. Especialista em Saúde Pública pela UFSC. Acupunturista. Atua como supervisor de alunos de Medicina nas Unidades Básicas de Saúde de Florianópolis, com ênfase em Plantas Medicinais e Acupuntura. Médico aposentado da Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC. Servidor técnico-administrativo da UFSC atuando como médico no Hospital Universitário - HU/UFSC.

- Edson Luiz Marin. Psicólogo pela UNOESC/SC. Psicólogo na Comunidade Terapêutica Reviver - Chapecó/SC. Reikiano nível III. Cromoterapeuta. Experiência em Gemoterapia, Terapias Xamânicas e Terapias Vibracionais. 

- Estela Rampi Guth. Graduação em nutrição pela UNOCHAPECO. Formação em Yoga Integrativa pelo Centro de Yoga Montanha Encantada / SC. Desencolve projeto de Yoga junto à Prefeitura de Cunha Porã/SC.

- Iselda Pereira. Mestre em Educação pela UNOESC. Pedagoga com habilitção em Orientação Educacional pela UNOESC. Coordenadora Pedagógica UCEFF Faculdades. Facilitadora  em processos de desenvolvimento de competências, coaching empresarial e de vida, dinâmica de grupo. Formação em Constelação Familiar. Desenvolve atividades de Vivências Xamânicas e Sagrad Feminino.

- Kiciosan Bernardi Galli. Graduação em Enfermagem pela UFSC/SC. Doutora em Enfermagem pela UFRGS/RS. Mestre em Saude e Gestão do Trabalho pela UNIVALI/SC. Especialista em educação na área de Enferagem pela UNISUL/SC. Especialista em Terapia Floral pelo CIEPH/SC. Focalizadora de Dança Circular Sagrada. Formação em Reiki nível III.  Docente da Graduação em Enfermagem na UDESC. Coordenadora do Programa de Extensão Saúde e Equilíbrio.

Marieli Comparim. Psicóloga. Especialista em Saude Mental. Focalizadora de Dança Circular Sagrada.

- Maristela Teston. Graduação em Enfermagem pela UPF. Mestre em Envelhecimento Humano pela UPF. Iridóloga. Especialista em Saúde Pública, Saúde da Família e Enfermagem do Trabalho. Hipnoterapeuta. Enfermeira na Prefeitura de Águas de Chapecó/SC. Professora colaboradora da CENSUPEG.

- Murilo Leandro Marcos. Graduação em medicina pela UFSC. Especialista em Saúde da Família pela UFSC e UnA-SUS/UFSC. Formação em Yogaterapia Integrativa. Educador Popular. Médico na Prefeitura de Florianópolis/SC.

- Paulo André dos Santos. Fisioterapeuta pela UNIOESTE. Especialista em osteopatia pela Escola de Madri - Espanha.

- Solange de Fátima Cardozo. Graduada em fisioterpia pela Universidade de Tuiuti/PR. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela UNIVALI. Especialista em Fisioterpaia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva. Especialista em Acupuntura. Fisioterapeuta. Coordenadora do Serviço de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Saúde de Chapecó.

- Viviane Corazza. Especialista em Plantas Medicinais. Farmacêutica e Bioquímica. Colaborador no Projeto Farmácia da Natureza Itinerante.

 

Orientações adicionais:

- Para a prática de Yoga usar roupas leves.

- Para a oficina de Dança Circular Sagrada utilizar calçado baixo (tênis, sapatilha...).

- As inscrições via Prefeitura / Fundo Municipal de Saúde, poderão ser realizadas por depósito bancário em nome da instituição. Para esta modalidade, fazer a inscrição e enviar e-mail para a secretaria do evento solicitando a nota fiscal em nome da instituição, o cancelamento do boleto bancário e a conta para depósito. secretariaexecutiva@fitej.org.br 



Alunos UDESC:
Profissionais de Saúde: em até (2x)
Estudantes outras instituições: em até (2x)
Voluntários da pastoral da saúde: em até (2x)
Agricultores: em até (2x)
Profissionais de outras áreas: em até (2x)

FITEJ

Rua Pres. Prudente de Moraes, 673 • Santo Antonio
Edifício Center Offices • Salas 13 • Joinville • SC • 89.218-001
Fone: 47 3433.1144 • Atendimento: 08h às 12h • 13h às 17h